A Paróquia - Administração Paroquial

Em Fevereiro de 2000, a scpdpi.com foi abordada pela Diocese do Porto e por alguns dos seus párocos, para proceder à análise das necessidades de gestão de uma paróquia, quer na parte documental, quer na parte de gestão da informação de ficheiros paroquiais, bem como no controlo da sua contabilidade interna, gestão dos processos de casamento e de inventário de património. Agradados com o trabalho efectuado, faltava o aspecto mais importante para a concretização plena de um trabalho bem desenvolvido: a questão dos documentos oficiais. É desta forma, que somos colocados em contacto com a Conferência Episcopal, para assim poder ser avaliada a questão quanto à possibilidade do nosso software poder ou não fazer a impressão de todos os documentos oficiais da Igreja.

Presentes na reunião da Conferência Episcopal em Novembro de 2000, realizamos assim a nossa primeira apresentação do software a todos os membros da mesma, para que este fosse avaliado e pudessem assim tirar conclusões no que dizia respeito à questão da autorização, por nós tão esperada, da impressão informática dos documentos oficiais. A Conferência Episcopal agradada com o trabalho, disponibilizou-nos então todos os documentos oficiais da igreja para procedermos à incorporação no nosso software.

Cúria-Online

Após 10 anos de informatização das paróquias da Diocese do Porto, e tornando possível um sonho inicial, a scpdpi.com coloca ao serviço das Comunidades Paroquiais e da Cúria Diocesana do Porto este portal com o objectivo de possibilitar a submissão de Processos de Casamento, pedido e envio de Provisões de Baptismo, pedido e envio de Provisão para Festas, consulta de Movimentos de Conta Corrente das comunidades paroquiais na sua relação com a Cúria Diocesana, e envio de Extractos dos livros paroquiais, assim como a comunicação de informação para a base de dados diocesana.

Com esta iniciativa consegue-se agilizar toda a dimensão administrativa das paróquias, além de se contribuir para a diminuição de uso de papel e consequente dimensão ecológica.

A Paróquia Web-based

Em 2010 decidimos avançar para o desenvolvimento de um novo modelo e conceito da aplicação porque ao longo de 11 anos dedicados à implementação do sistema nas paróquias de norte a sul e ilhas de Portugal fomos sentindo por parte das comunidades paroquiais a necessidade do acesso à informação em diferentes localizações e por vários utilizadores em simultâneo.

Porque nos tempos que correm, a internet é cada vez mais o meio de comunicação preferencial entre as mais diversas entidades, a partilha de informação, o acesso a dados em pontos distintos e a possibilidade de vários utilizadores poderem gerir essa informação, levou-nos a dar aquele que pensamos ser o passo mais vantajoso para todos os utilizadores da nossa aplicação de gestão paroquial "A Paróquia - Administração Paroquial", ou seja, disponibilizar uma versão Web-based. Uma versão online, onde o pároco e todos os utilizadores que o mesmo entenda serem capazes de utilizar e colaborar na gestão paroquial através de qualquer ponto em que se encontrem, bastando para isso possuírem um computador com acesso à internet.