Cloud Computing

Content image

 

Computação em nuvem (cloud computing) - O que é?

 

Computação em nuvem (cloud computing) refere-se à utilização de computadores compartilhados e interligados por Internet. O armazenamento de dados é feito em serviços que podem ser acedidos remotamente (daí a alusão à nuvem), a partir de qualquer local, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação local de programas ou de armazenamento de dados.

 

Num sistema único, independente da plataforma, o utilizador apenas tem de se preocupar com o acesso e utilização da aplicação, sempre com segurança garantida. As tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, backup, etc., cabem ao fornecedor dos serviços.

 

A maior vantagem do cloud computing é a possibilidade de utilizar aplicações sem que estas estejam instaladas no computador.A maioria das empresas não tem como actividade principal a gestão de TI, pelo que é coerente a subscrição de uma plataforma externa robusta para apoiar os seus processos de negócio. O foco do cliente é a informação e não a forma como ela é mantida e processada.

 

Cloud Computing é uma grande tendência de mercado, principalmente pela vantagem ao nível do controlo de custos. Permite a realização do mesmo trabalho num espaço de tempo mais curto, sem grandes investimentos e é uma solução mais "verde" já que os datacenters têm uma gestão energética mais eficiente.

É Paroquiano?

Registe-se para usufruir dos serviços disponíveis. Agora poderá de forma simples e rápida:

- Inscrever crianças para Batismo;
- Agendar o seu Casamento;
- Inscrever e Consultar crianças na Catequese.

Saber mais

Efectue o seu Registo aqui.

Login Paroquiano

Esqueci-me da password
Aceder via